Margem de lucro: tudo o que você precisa saber!

A margem de lucro é um ótimo indicador para saber se o seu negócio é lucrativo. Essa medida de lucratividade considera seu lucro bruto, operacional ou líquido como uma porcentagem das receitas. A partir dessa margem, você vai conseguir descobrir se as suas estratégias têm dado certo ou se necessitam de melhorias.
De forma bem simplificada, é a porcentagem que define quanto “sobrou” para a empresa após todos os custos que teve com seu produto ou serviço. Para entender melhor o que é, você precisa estar ciente de três pilares que a envolvem.
1 – Custo
Nesse quesito, são calculados os custos relacionados à fabricação dos produtos ou criação dos serviços para os clientes. Deve-se levar em consideração todos os custos para produzir/vender/entregar o produto ao consumidor, por exemplo, juros, impostos, gastos com produção, etc.
2 – Precificação
Assim como é necessário colocar na ponta do lápis quais são os custos, você também deve selecionar os preços dos seus produtos ou serviços. Isso deve ser feito com base em uma série de fatores, como o tempo gasto pelos colaboradores nas execução das tarefas, o valor praticado pela concorrência e muito mais.
3 – Lucro
Durante o processo de cálculo, não podemos deixar de fora, é claro, o lucro. Ou seja, ao retorno financeiro que vem a partir da venda de produtos ou serviços.
Quais são os tipos de margem de lucro?
Existem três tipos e cada um deles tem seus próprios cálculos. São elas: margem de lucro bruto, operacional e líquido. Os três se diferem pelo que incluem nos custos. Portanto, cada tipo informa aos gerentes diferentes informações sobre o negócio. Entenda melhor a seguir!
1 – Margem de lucro bruto
Ela é um indicador dos lucros relativos aos custos de produção. Logo, deve calcular a margem com base no lucro bruto. Esse lucro representa sua receita total menos o custo das mercadorias vendidas. Isso cobre o custo de produção de bens e pode variar em relação aos materiais necessários para cada tipo de trabalho.
2 – Margem de lucro operacional
Custos operacionais excessivamente altos podem afetá-la. Por isso, é importante calculá-los. Seu lucro operacional é sua receita total menos suas despesas comerciais.
3 – Margem de lucro líquido
Este é um indicador da rentabilidade global calculada com base no lucro líquido. Ela é a receita total menos o custo dos produtos vendidos, despesas operacionais, juros, impostos, ações preferenciais e amortizações de dívidas.
Nenhuma margem sozinha pode fornecer uma visão completa da saúde financeira do seu negócio. Mas aprender como calculá-la pode mostrar onde você pode ajustar sua estratégia de negócios.
Se tiver dificuldades para calcular a margem de lucro, vale a pena procurar ajuda de um contador. Por ter acesso a várias informações financeiras de seu negócio, a assessoria contábil tem condições de apoiar sua análise, considerando particularidades de sua atividade.

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