LITÍGIO ZERO: A medida provisória da vez…

O programa de iniciativa federal com dimensão Provisória de c. 12/01/2023 1160, que foi denominado “Litígio Zero”, é apenas a fusão de duas instituições na parte da lei que permite a renegociação de dívidas 5172, 25/10 /1966, nosso Código Tributário Nacional (CTN).

Litígio zero
A adesão estará disponível a partir de 1º de fevereiro e será válida até 31 de março para dívidas contraídas se as multas de ofício expirarem antes de 12 de janeiro de 2023.

Primeira parte do Programa, que é 1.160. Iniciou-se no mesmo dia da publicação da abrangência Provisória nº RFB/PGFN nº 1 § 12.1.2023 formas de instituir atividade e cessar a tributação benefício fiscal não considera o evento se for apresentado após a instauração de processo administrativo ou ordem de controle relacionado à infração.

Semelhante à introdução de programas comumente chamados de “refis”, um dos principais objetivos desse programa é a geração de caixa pelo governo. Pelo novo programa, a arrecadação de impostos acabará com as disputas e processos judiciais.

Há uma diferença importante para os contribuintes. As “refis” e até mesmo algumas transações recentes reduziram taxas, multas e juros, e permitem o reequilíbrio do fluxo de caixa por prazos muito mais longos do que os parcelamentos tradicionais. Para empresas e pessoas físicas, um acordo “Litígio Zero” é atraente por um prazo muito mais curto e, em alguns casos, uma redução que pode afetar também o valor do principal da dívida em questão.

Nas operações fiscais relativas à responsabilidade até ao salário mínimo de 60 para pessoas físicas, microempresas e pequenas empresas, existe a possibilidade de efetuar um adiantamento de 4% do valor consolidado, independentemente da solvabilidade do interessado. Parcela de meses e saldo restante de 2 meses com redução de 50% do valor incluindo principal, ou parcelado em até 8 meses depósito e saldo na mesma conta com 40% de desconto também principal. A mesma regra pode ser aplicada para débitos inscritos em dívida ativa há mais de um ano.
IMPORTANTE: Quem cumprir os termos da operação também deverá aderir o Domicílio Eletrônicos do Contribuinte (DTE). Esta opção deve ser mantida durante toda a duração das negociações.
.
Ecus Contabilidade, para gerir o seu negócio com confiabilidade.
Entre em contato conosco para mais informações.
.
Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais.
.
FONTE: PORTAL CONTABEIS.

Comente